A pergunta que sempre escuto é: O que é uma cama montessoriana?

Por isso, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados há cada 15 dias.

Outros elementos importantes na composição do ambiente montessoriano: em exemplo o espelho , para que seu filho possa se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.

Este espaço para as crianças devem sempre oferecer diferentes estímulos e proporcionar liberdade(como falamos anteriormente), no estimulo deve se pensar na criação. É o que propõe o quarto montessoriano, um conceito que leva em conta as necessidades do público infantil para compor ambientes personalizados e adaptados à sua rotina.

Essa solução se baseia nos estudos da médica, educadora e pedagoga italiana Maria Tecla Artemisia Montessori, dai o nome Montessoriano. Maria foi responsável pela criação do Método Montessori, um conjunto de teorias e práticas bastante conhecido na área da educação e que também pode ser aplicado em forma de estilo na arquitetura.Para saber mais, continue acompanhando este artigo. Vamos apresentar informações sobre o estilo e dicas para você aplicá-lo ao montar e decorar quartos infantis!