Chupeta: quando é a hora certa de tirar?

Se despedir da chupeta pode ser difícil para alguns bebês, mas é um processo necessário. Apesar de servirem para diminuir os riscos de Síndrome da Morte Súbita Infantil nos primeiros 12 meses, especialistas apontam que, a partir daí, os pais podem começar o processo de remoção.

Mas como fazer isso?

Comece devagar. A partir do primeiro ano de idade, diminua gradualmente o uso da chupeta até que ele cesse totalmente perto dos 4 anos de idade. A essa altura, as chupeta pode causar danos à mordida e dentição, que podem afetar a mastigação, a fala e a aparência, podendo necessitar de tratamento ortodôntico.

Segundo a fonoaudióloga Melanie Potock, quanto mais cedo a chupeta for tirada da vida da criança, melhor. Isso porque, de acordo com Melanie, “há um período de crescimento cognitivo rápido por volta dos dois anos de idade, o que faz a criança perceber que ela tem um pouco de controle sobre os adultos e suas ações”. Ou seja, se eles chegarem aos dois anos de idade usando chupeta, tendem a reclamar da diminuição do uso. Para crianças com três anos, cria-se um apego emocional com a chupeta que precisa ser quebrado.

Apresente substitutos para a chupeta, como brinquedinhos e naninhas, por exemplo, e troque um pelo outro. É importante que seja algo macio, já que a criança tende a mordiscar. Para a criança, nesse momento, o estímulo criado quando mordisca os novos brinquedos substitui os estímulos que eram fornecidos quando chupava chupeta.

Outra tática conservadora é limitar o uso aos poucos, até que ele pare de vez. Por exemplo, informe a criança que a partir de agora ela só pode usar a chupeta em casa. Depois de um tempo, apenas na hora de dormir. Eventualmente, cesse totalmente o uso da chupeta.

Se a criança já passou da hora de parar e você deseja um processo mais rápido e direto, uma das opções é dizer a ela que a chupeta quebrou. Explique que todas as coisas param de funcionar com o tempo e, com isso, além de parar de usar a chupeta, a criança tende a aprender. Outra alternativa é criar um ritual para o abandono da chupeta, como o ritual da troca dos dentes por exemplo. Diga ao seu filho que a fada das chupetas, por exemplo, vai buscar todas as chupetas e deixar uma recompensa em troca, e que isso é um processo normal.

Caso encontre dificuldades maiores para remover a chupeta, consulte um pediatra para receber orientação profissional

Esperamos ter ajudado!

Click here to add your own text

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.