Como cuidar de um recém-nascido

Apesar de ser um momento muito feliz e marcante para uma mãe, o nascimento do primeiro filho traz algumas preocupações que podem causar estresse e insegurança. Para evitar essas preocupações e sanar qualquer tipo de dúvida, preparamos algumas dica importantes sobre como cuidar de um bebê nos seus primeiros 28 dias de vida.

  • Estimular a amamentação: o bebê deve ser levado ao seio da mãe ainda na sala de parto, com o intuito de familiarizá-lo com o contato pele a pele, facilitando a amamentação posteriormente. Mesmo que ele não mame na hora, seu corpo tem nutrientes suficientes para se manter bem até a próxima amamentação.
  • Mantenha uma circulação restrita: evite que muitas pessoas tenham contato com o bebê nos primeiros dias, mas caso opte por receber alguém, certifique-se de que lavem as mãos antes de tocar no bebê, para evitar possíveis doenças ou infecções. O mesmo vale para o contato com os pais.
  • Preze por um ambiente calmo: tenha em mente que seu filho acaba de sair do útero materno, um lugar silencioso e calmo. Por isso, é essencial que, nos primeiros dias, você tente manter um ambiente similar àquele com o qual o bebê estava acostumado, principalmente nos momentos de dormir e amamentar.
  • A hora do banho: ainda na maternidade a enfermeira fará um banho demonstrativo. Em casa, basta reproduzir o que aprendeu, e lembre-se sempre de usar água quentinha, mas confortável. Recomenda-se que enrole o bebê em uma toalha e lave a cabeça primeiro, para depois lavar o resto de seu corpo
  • Trocando a fralda: apesar de não precisar trocar as fraldas toda vez que o bebê faz xixi, os primeiros dias serão intensos no quesito higiene, já que o recém-nascido tende a fazer cocô oito vezes ao dia. Evite o uso de lenços umedecidos, já que eles contém químicos que podem irritar a pele do bebê, e opte por algodão e água, limpando o bebê sempre da frente para trás, independentemente do sexo. Lembre-se sempre de não ser agressivo e fazer todo o procedimento de maneira suave.
  • Como lidar com o coto umbilical: normalmente o coto umbilical cai até o 15º dia de vida, mas até lá, limpe-o, principalmente na base, com álcool 70% toda vez que for trocas as fraldas.
  • Evite passear: no primeiro mês de vida, é importante que o bebê fique em casa e não seja exposto. Além dos riscos de saúde, devido a poluição da rua, o bebê pode ficar estressado com os barulhos, movimentos e cheiros fortes.
  • O colo: quando for segurar seu bebê no colo, tenha em mente que nessa fase eles estão mais propensos a refluxos, então precisam ser segurados sempre com a cabeça elevada em relação ao resto do corpo. Por não ter forças para segurar a própria cabeça sozinho ainda, você terá sempre que segurar a cabeça do bebê.
  • Como aliviar as cólicas: a partir da terceira semana, é comum que as cólicas intestinais comecem a aparecer. Para amenizá-las, faça massagens suaves na barriga do bebê e use compressas de água morna, porém nunca diretamente na pele.

Lembre-se também de que não é só o bebê que necessita de cuidado nessas horas, afinal, a mãe tende a ficar sobrecarregada com a amamentação e todas as demandas do recém-nascido. Portanto, é importante que o pai esteja sempre presente e ajude com todas as necessidades do bebê.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a cuidar melhor do seu bebê recém-nascido e sanar algumas da suas preocupações!

Click here to add your own text

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *