Como ajudar seu filho a socializar

Não é segredo para ninguém que a amizade é um dos laços mais importantes da vida, portanto, incentivar seu filho a cultivar amizades desde cedo é essencial para que ele desenvolva essa apreciação por relações interpessoais.

Algumas crianças, no entanto, poder ter dificuldades para fazer amigos sozinhas, e é aí que entra o empurrãozinho dos pais. Nessa hora, é necessário ajudá-los a se familiarizar com a socialização.

E foi pensando nisso que separamos algumas dicas importantes para que você incentive seu filho a fazer amigos e se comunicar melhor com outras crianças.

  • Não seja superprotetor: por mais que essa dica vá contra o instinto dos pais, é importante que o filho tenha uma certa liberdade e não se sinta preso para socializar com outras pessoas. Seu filho precisa saber que pode agir naturalmente com qualquer pessoa, sem se preocupar com a reação dos pais. Além disso, o filho com pais superprotetores acaba se tornando dependente e tende a recorrer aos pais sempre que encontra alguma situação nova.
  • Sirva como exemplo: por serem as figuras mais influentes na vida de um filho, os pais devem dar bons exemplos em todos os aspectos da vida, incluindo a socialização. Mantenha laços estreitos com seus amigos e mostre ao seu filho, no dia a dia, como é bom ter relações verdadeiras.
  • Crie oportunidades para o seu filho socializar: por mais que o seu filho conheça crianças na escola, muitas vezes esse contato não é suficiente para que ele sinta vontade de criar laços. Procure levá-lo a parques, praças e parquinhos públicos para conhecer outras crianças e ter cada vez mais oportunidades. Caso você more em um condomínio, procure conhecer os pais das outras crianças e busque organizar atividades em grupo para que elas possam fazer juntas.
  • Fale sobre amizade com o seu filho: contar histórias sobre o valor e a importância da amizade é uma ótima maneira de fazer as crianças começarem a entender o quão essenciais são os laços de amizade. Existem, por exemplos, livros infantis que falam sobre esse tema e contam com ilustrações para deixar o momento de leitura mais divertido.

Tenha sempre em mente que, para fazer amizades, seu filho precisa se sentir seguro e à vontade com a socialização. Sendo assim, busque maneiras diferentes de promover cada vez mais interações para que ele se familiarize cada vez mais com elas.

Agora que você sabe as principais maneiras de ajudar seu filho a fazer amigos, que tal levá-lo para conhecer outras crianças e incentivá-lo cada vez mais?

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à conversa?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *