Desenvolvimento da fala: 6 brincadeiras que ajudam nesse processo

O desenvolvimento da fala é algo pelo que os pais esperam durante um longo tempo, ansiando pelo dia em que seu filho vai aprender a se comunicar. Depois de aprender a falar coisas básicas, no entanto, é chegada a hora da criança aprender a se comunicar melhor e desenvolver um vocabulário. Hoje, separamos algumas brincadeiras que vão ajudar seu filho a treinar sua fala e se sentir cada vez mais a vontade com novas pronúncias e sonoridades.

Vamos lá?

Jogo do objeto

É o mais simples de todos: basta observar algo e nomeá-lo. Por exemplo, você vê um carro na rua e diz para o seu filho ‘carro!’. Agora, é a vez dele identificar algo que esteja vendo.

Jogo da rima

Por volta dos quatro anos, as crianças começam a ter consciência de conceitos fonéticos como a rima. Você pode, por exemplo, usar rimas em situações do dia a dia, enquanto faz alguma tarefa doméstica, para seu filho escutar. Em seguida, incentive-o a fazer o mesmo.

Trava línguas

Trava línguas são uma ótima forma de desenvolver a fala. Comece propondo ao seu filho trava línguas mais simples e vá aumentando a dificuldade progressivamente.

Leitura

Apesar de não ser exatamente uma brincadeira, ler é a técnica mais eficaz para desenvolvimento de vocabulário e comunicação e, portanto, não poderia ficar de fora da lista. Livros infantis associam palavras à imagens e ajudam a criança a ter consciência do que é cada coisa, além de apresentá-las a novas palavras e expressões.

Piadas

Piadas adequadas para a idade da criança são uma ótima forma de desenvolver o bom humor e a criatividade. Incentive seu filho a contar histórias engraçadas e leia livros de piadas com ele.

Esses jogos são, além de divertidos, super úteis para desenvolver a fala e a habilidade do seu filho com palavras.

E aí, gostou?

Click here to add your own text

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à conversa?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *