Como os pais podem ajudar as mães no momento do parto?

A chegada do neném é um momento mágico na vida de uma mulher, e sempre vêm acompanhada de muitas alegrias, expectativas, mas também medo e ansiedade. E é nessa parte que entra o papai para dar apoio e segurança.

A participação do pai começa bem antes do parto em si, ele deve ainda na gestação busca por informação que é o primeiro passo, os dois fazerem um curso para aprende mais sobre o parto e a gestação, estar atento às consultas médicas, os exames, alimentação, conversar com o bebê ainda na barriga para a formação de um vínculo entre pai e filho e diversos outros momentos para ajudar a mulher.

Quando chegar a hora do bebê nascer, o pai deverá estar ainda mais concentrado para dar todo suporte a sua parceira. É muito importante que ambos se lembrem de deixar os documentos separados para não enfrentar nenhum inconveniente quando chegar ao hospital, além de deixar uma bolsa pronta com roupas para o bebê e também para a mamãe. Chegando lá a recomendação é que o pai tenha em mãos a identidade, carteirinha do plano de saúde e vá dando a início aos procedimentos administrativos.

Após resolver a parte burocrática o companheiro pode acompanhar a mãe nos próximos passos e, se for do seu desejo, entrar com ela na sala de parto, que segundo a Lei Federal nº 11.108, artigo 19, tanto no sistema público como no privado, a gestante tem direito a um acompanhante de livre escolha durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto.

 

Durante o parto

Nesse momento todo o suporte prestado pelo pai é de suma importância, ele pode ser tanto emocional, com palavras de afeto e também práticos, como segurar a mão, fazer um carinho, transmitir segurança e também de empatia e entender o processo de dor que a mulher esta sentindo.

Em caso de parto normal, o pai pode ajudar também com o desconforto físico, fazendo massagens, acompanhando as respirações, a própria presença e toque do parceiro podem ser muito tranquilizadores para a mulher.

“Temos que pensar que quando estamos preparando a mulher para o parto, estamos preparando também o pai. Ele também está envolvido, e isto pode ajudar para que ele não fique assustado e saiba o que esperar do comportamento da mulher, como desenrola o trabalho de parto e o que ela sente em cada fase”, pontua Carla Dieguez, doula, educadora perinatal e consultora de amamentação.

No trabalho de parto a mulher esta voltada pra si mesma e não esta disposta a ficar respondendo perguntas, é ai que entra o pai novamente para responder o que for necessário, além de cuidar do ambiente para que ela se sinta confortável, luz baixa, talvez uma música caso ela queira.

 O bebê nasceu

Após ir para o quarto é fundamento que o pai respeite a recuperação da mulher, cuidando com a quantidade de visitas durante o dia, ajudar ela se levantar, deitar, tomar banho, pegar o bebê e garantir que ela esta o mais confortável possível para garantir uma boa recuperação pós-parto.

 

Referências:
http://Portal da Secretaria de Atenção Primária a Saúde (saude.gov.br)

https://bebe.abril.com.br/parto-e-pos-parto/qual-deve-ser-o-papel-do-pai-no-parto-especialistas-respondem/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.