Crianças de férias: o que fazer?

Para aqueles em idade escolar, as férias do meio do ano são sempre ansiosamente esperadas. Afinal quem não gostaria de um respiro para recuperar as energias, descansar a mente ou, até mesmo, correr atrás do prejuízo em alguma disciplina? Os alunos adoram, mas os pais que têm uma rotina agitada ficam com a dúvida: o que fazer na hora de distrair as crianças e os adolescentes durante esse período, conciliando lazer e agenda de compromissos?

Se você não tem o privilégio de poder tirar férias em julho com os seus filhos, é bem provável que precise pensar numa programação para tentar distraí-los e não deixar que os dias de descanso se tornem um tédio sem fim para eles. Isso sem falar nas reuniões de trabalho e na rotina de um modo geral.

O Blog Balãozinho Glória preparou uma lista de atividades e sugestões para ajudar você durante o restinho destas férias, e, quem sabe, já se programar com antecedência para as próximas também!

Como funciona o calendário escolar?

Bom, antes de mais nada, é importante lembrar que o calendário de férias é flexível no Brasil. Na rede particular, quem define o período e a duração é a própria instituição de ensino, ao passo que na rede pública as datas exatas são determinadas pelas secretarias de Educação país afora.

De acordo com o artigo 31 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (também conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a obrigatoriedade das escolhas é que seja cumprida uma carga mínima anual de 800 horas, distribuída por, pelo menos, 200 dias de trabalho educacional. Ou seja, a definição dos recessos deve respeitar, na verdade, o cumprimento dessas horas letivas.

As escolas disponibilizam o calendário completo no início do ano.

Dicas de atividades para as crianças

Independentemente do dia em que as férias escolares forem iniciadas, é sempre bom você ter à mão uma série de atividades direcionadas às crianças nesse período. Provavelmente elas terão energia de sobra, muito ânimo e muita disposição para fazer coisas diferentes do que fazem no período de aulas.

E é aí que entra a criatividade na hora de organizar o orçamento. Se você tiver condições financeiras, as colônias de férias Brasil afora podem ser uma experiência interessante de atividades e socialização para os pequenos. Existem várias opções espalhadas pelo país com programações bem diversificadas, e todas contam com a vantagem de equipes multidisciplinares prontas a oferecer experiências divertidas e educadoras.

Se na sua cidade não existe esse tipo de programação, tudo bem também. Tente organizar atividades que conciliem prender a atenção da criança e dar autonomia a ela, mas nas quais seja possível fazer uma supervisão periódica. Existem livros com atividades que entretêm a criançada por algum tempo, porém, pode ser que você precise de mais ação. Crie desafios para que os pequenos tentem fazer coisas como:

● Criar origamis, a milenar dobradura de papel japonesa.
● Aprender a fazer novos brinquedos a partir de materiais recicláveis.
● Fazer pinturas a partir de desenhos para colorir.

Você pode encontrar diversos tutoriais no YouTube. Essas opções ajudarão nos momentos de autonomia da criança, mas o que ela vai querer mesmo é a sua atenção. Então prepare-se também para organizar atividades em conjunto em casa. Eis algumas sugestões:

● Cozinhar juntos: uma ótima opção para iniciar os pequenos nas atividades culinárias.
● Festival de cinema em casa: use e abuse das indicações dos streamings para filmes e séries divertidas.
● Caça ao Tesouro: uma boa aposta para criar enigmas e charadas que estimulam a curiosidade das crianças. Nesta brincadeira você pode esconder um prêmio em algum lugar da casa e fazer com que os pequenos busquem pistas para encontrar o presente.

Dicas de passeios com as crianças

Se a sua rotina permitir, um passeio com a criançada pode ser uma ótima opção para que elas tenham novas experiências. Uma ida ao parque ou zoológico dura quase um dia inteiro de descobertas e diversão. Vale sempre dar uma conferida nos guias e nas programações de espaços culturais da sua cidade.

Eis algumas sugestões para atividades externas:

● Piquenique: uma bola, corda ou alguns brinquedos preferidos, uns lanchinhos e… pronto. Você pode aproveitar um belo piquenique num espaço verde na sua cidade.
● Dia de turista: você provavelmente já foi turista em outra cidade. Mas e na sua própria? Que tal visitar os pontos turísticos ao seu redor? Organize um roteiro para conhecer locais que não ficam tão longe de casa.
● Uma atividade inusitada: que tal uma partida de boliche? Ou uma aula experimental de tênis ou judô? Às vezes um novo hobby ou atividade regular pode surgir a partir do primeiro contato durante as férias.

Dicas de viagem nas férias do meio do ano

Se você tem mais flexibilidade e consegue organizar a sua agenda para tirar alguns dias de recesso com as crianças, é bem provável que você cogite a ideia de uma viagem, certo? Daí vale ficar de olho com antecedência para pegar os melhores preços de passagens, claro. Mas se você não conseguiu se programar ou surgiu uma janela de recesso de última hora, existem roteiros para serem feitos sem muito esforço. Algumas dicas importantes:

● Se você mora numa cidade não muito distante do litoral brasileiro, que tal aproveitar o sábado e domingo pegando uma praia? As crianças vão adorar. Só não se esqueça do protetor solar e de conferir a previsão do tempo antes (se for chover, uma programação diferente pode ser mais legal para os pequenos).
● Confira um roteiro amigável para crianças. Por mais que você queira conhecer uma cidade diferente ou mesmo visitar um lugar que você ama, pense nas crianças. Elas irão gostar? Procure chegar a um meio termo, que seja bom para você e que não deixe a criança entediada.
● Férias é tempo de descanso, mas pode haver um abismo entre o que você e a sua prole consideram descansar. Se você não estiver em condições de aguentar a correria de uma viagem com criança, considere deixar essa ideia para outro momento.

Se neste ano a grana está apertada e não dá para fazer a tão desejada viagem, lembre-se de que planejamento é tudo! Comece agora a se programar para as férias do afim do ano ou até mesmo do ano que vem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.